News from Mayo Clinic

Alerta dos especialistas: dicas para ajudar com a sindrome do ombro congelado

ROCHESTER, Minnesota — A dor e o enrijecimento nos ombros podem dificultar qualquer atividade, inclusive o sono. A piora das dores, especialmente à noite, pode significar que você tem a síndrome do ombro congelado, explica o Dr. Christopher Camp, cirurgião ortopédico na Mayo Clinic.

“O nome científico que damos a essa inflamação é capsulite adesiva e, basicamente, é uma condição em que o ombro fica tenso e você não consegue movê-lo muito bem”, explica o Dr. Camp.

Ele explica que a rigidez nos ombros acontece quando o revestimento ao redor das juntas fica inflamado, possivelmente como resultado de uma pequena lesão. Com o passar do tempo, o revestimento fica mais espesso, formando um tecido cicatricial.

“A síndrome do ombro congelado existe em três estágios, e os sintomas e as opções de tratamento dependem de qual estágio o paciente se encontra. Assim, o primeiro deles é o estágio inflamatório”, explica o Dr. Camp.

Esse é o estágio doloroso. Repouso e injeções de esteroides podem ajudar. O segundo estágio é quando o ombro está menos dolorido, mas começa a enrijecer. Nesse momento, a fisioterapia funciona bem.

A terceira fase “é o que chamamos de descongelamento, o que significa que o ombro começa a relaxar, ficar mais solto e recuperar o movimento”, explica o Dr. Camp.

Se a síndrome do ombro congelado não melhorar em 6 a 12 meses, a cirurgia pode ser uma opção.

###

Sobre A Mayo Clinic
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.